Quer um tema tão bonito e profissional quanto esse para seu Blog?

Clique aqui!

10 motivos para você otimizar seu site para dispositivos móveis

10 motivos para você otimizar seu site para dispositivos móveis

Provavelmente não é novidade, você já deve ter escutado isso várias vezes. Eu mesmo não consigo contar em meus dedos quantas vezes me disseram isso.

Não é segredo nenhum que cada vez mais o número de usuários mobile irão aumentar. É muito importante que você comece a pensar em estratégias para atrair esse público que acessa a internet por dispositivos móveis para o seu site.

Sabe por quê?

Ei, não esquece de curtir nossa página no Facebook! ;)  Clique aqui!  

Com toda certeza, todos nós sabemos que sites responsivos facilitam muito a navegação do visitante, mas o que faz disso uma necessidade? Por que a otimização para dispositivos móveis é crucial para o sucesso do seu negócio online?

Veja abaixo o quão prejudicial para o seu site e  para as suas conversões é ter um site não responsivo e não adaptado para usuários de smartphones ou tablets.

1- A maioria das pessoas tem um smartphone/tablet

Nós não vivemos mais em uma época onde os usuários de smartphones são considerados uma exceção. Vivemos em um mundo onde as pessoas estão grudadas nos celulares dia e noite. Atualmente, cerca de 1,2 bilhões de pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis. 80% das pessoas que usam a internet usam um smartphone. Em outras palavras, quando tem alguém online, é bem provável que essa pessoa esteja usando o telefone dela.

E essas estatísticas não são tudo, não há dúvida alguma que esses números irão crescer muito mais em um futuro bem próximo. Ou seja, você tem que investir em um site adaptado para dispositivos móveis, pois a maioria dos seus visitantes irá acessa-lo por um smartphone ou um tablet, e se esses visitantes não conseguirem navegar com facilidade em seu site, eles irão sair dele sem comprar NADA!

2 – Mais da metade do tráfego da Internet vem de dispositivos móveis

Eu ainda não conheci nenhum dono de site que não estava interessado em aumentar o tráfego do site.

Há 3 anos, o consumo de dados através de dispositivos móveis era 21% mais alto do que usuários de desktop, o que representa 51% de todo o consumo de dados da web.

Isso significa que mais da metade do tráfego da internet acontece por meio de um dispositivo móvel. Então, se você está interessado em atrair tráfego móvel, você precisa ter um site responsivo para esse tipo de visitante.

O que você deve estar se perguntando é: Por que os usuários de dispositivos móveis não podem interagir com meu site(não otimizado) pelo celular deles?

A resposta para essa pergunta é:

3- Usuários mobile se comportam de maneira diferente

Teoricamente,  são as mesmas pessoas que estão por trás do tráfego vindo de dispositivos móveis e do desktop. Entretanto, essas pessoas tendem a se comportar de um jeito diferente quando estão usando dispositivos distintos.

Apesar do limite de dados que os usuários de dispositivos móveis costumam ter, eles tendem a consumir uma quantidade desproporcionalmente alta de mídia visual, com foco em vídeo e imagens curtas.  Esse é o motivo de sites de redes sociais, como o Instagram, conseguirem um enorme sucesso ao oferecer apenas vídeos e imagens.

Atrair esse tráfego para seu site requer um design otimizado, que aproveite o poder desse tipo de mídia para fazer que os visitantes interajam.

Fazer esses ajustes é extremamente importante, pois …

4- Usuários de dispositivos móveis compram mais

No geral, os usuários de dispositivos móveis gastam mais do que os usuários de desktop.

Os usuários de smartphones representam o menor valor por transação. Esses usuários tendem a fazer compras pequenas e frequentes. Dessa forma, se você está tentando vender algo em torno de R$30,00 até R$60,00, os usuários móveis são o público ideal para sua oferta.

Por outro lado, quem usa o tablet para acessar a Internet tem o valor de transação médio mais alto do que qualquer dispositivo, incluindo até mesmo o desktop.

Entretanto, esses usuários não irão comprar nada de você, se seu site não estiver otimizado e pronto para recebê-los.

5 – Usuários mobile mudam de tela

De acordo com pesquisas, 90% das pessoas mudam de dispositivos para concretizar um compra.

Isso significa que mesmo que a maioria das suas conversões estejam sendo realizadas pelo desktop, os visitantes irão interagir com seu site através de um dispositivo móvel em um determinado momento do processo de venda. Geralmente os consumidores procuram por algo que os interessa e caso encontrem algo, irão para um desktop para completar a compra.

Se o seu site não está otimizado para todo o tipo de tela, é fato que muitas vendas estão sendo perdidas.

6- Landing Pages para dispositivos móveis requerem uma estratégia diferente

A landing page do seu site é de extrema importância. Ela tem que ser eficiente para poder ajudá-lo a aumentar seu faturamento.

Você sabia que o que funciona para as landing pages de desktop não necessariamente irá funcionar para mobile?

Alguns principios permanecem os mesmo, mas as telas dos dispositivos móveis não conseguem lidar com o mesmo estilo de apresentação que geralmente é usada em uma tela grande de desktop.

Se o seu negócio quiser aproveitar o comportamento de compra frequente dos usuários de dispositivos móveis, você precisará criar landing pages adequadas para eles.

Uma landing page deve incluir:

  • Título não muito longo e persuasivo
  • Design minimalista
  • Botão de CTA chamativo (Call to Action)
  • Velocidade rápida de carregamento

7 – O Google beneficia sites responsivos para dispositivos móveis

Há algum tempo, o Google vem favorecendo sites mobile friendly em seus rankings SERP(Search Engine Results Page, em português Página de Resultados). SERP é um termo técnico e representa as páginas que exibem os resultados em uma busca na Internet, e varia conforme as palavras-chave procuradas.

Ou seja, mais do que nunca, um site otimizado para mobile é essencial para satisfazer o Google e ganhar bastante tráfego orgânico.

Com a atualização de algoritmo mais recente do Google, a empresa aprovou penalidades significativas para os sites que não cumpriam seus padrões de navegabilidade para usuários móveis.

Então se você realmente quer gerar muito mais tráfego orgânico, ou simplesmente mantê-lo, será necessário otimizar seu site para usuários mobile.

8 – Redes Sociais

91% do acesso a internet por dispositivos móveis vem das redes sociais. Elas continuam a crescer e evoluir, e isso se deve muito aos usuários de dispositivos móveis, são eles que estão por trás do grande sucesso delas.

Se o seu negócio possui alguma presença nas redes sociais, como por exemplo uma página no facebook ou um perfil no instagram, e você faz campanhas de marketing nessas redes,  é óbvio que uma parcela do tráfego do seu site irá vir dessas redes.

Um site não responsivo e não otimizado para mobile, fará com que os seus esforços de marketing tenham sido em vão e que o dinheiro gasto com anúncios tenha sido um desperdício.

9 – Sites que são mobile-friendly diferenciam sua marca.

Embora seja verdade até certo ponto, a realidade é que muitos sites ainda não são otimizados para dispositivos móveis. De acordo com uma pesquisa recente, apenas 56% dos sites de pequenas empresas são mobile-friendly.

O que isso significa para o seu negócio?

Significa que você tem em suas mãos uma oportunidade fantástica para se diferenciar da sua concorrência. Estatisticamente, aproximadamente a metade dos seus concorrentes não possui sites otimizados. Além disso, uma  grande parcela dos que implementaram um site responsivo, não fez isso da maneira incorreta.

Otimizar o seu site para celulares, smartphones e tablets é uma maneira fácil de ganhar uma vantagem imediata sobre os seus concorrentes.

10. Anúncios para dispositivos móveis ainda não são amplamente utilizados

Da mesma maneira que um site otimizado para mobile proporciona oportunidades incríveis para sua marca, ele também oferece grande vantagem no que diz respeito ao ROI(Return of Investiment), o famoso retorno de investimento quando você faz anúncios.

Atualmente as pessoas passam cerca de 24% do tempo em seus celulares ou tablets, mesmo assim, somente 8% dos gastos com anúncios vai para anúncios de dispositivos móveis.

Essas estatísticas tornam o atual momento muito bom para investir em anúncios para mobile. No entanto, esse nem sempre será o cenário. Em um futuro bem próximo, as empresas irão investir cada vez mais nesse tipo de anúncio, aumentando significativamente a demanda, o que fará com que o custo deles aumente.

Agora é hora de investir em anúncios para dispositivos móveis, e para isso você irá precisar de um design responsivo e adaptado para os usuários mobile!


E aí ? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo e me diga o que você achou desse artigo!

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *