Quer um tema tão bonito e profissional quanto esse para seu Blog?

Clique aqui!

6 motivos para você usar o Instagram para negócios

6 motivos para você usar o Instagram para negócios

É inegável que o Instagram é uma das mais importantes redes sociais atualmente. Qualquer marca/profissional de marketing que não esteja usando essa ferramenta, sem sombra de dúvidas está deixando para trás grandes oportunidades.

Se você administra as redes sociais de uma grande ou pequena empresa, ou quer divulgar a sua própria marca, adicionar o Instagram a sua estratégia de marketing é uma obrigação!

Você  ainda não acredita que o Instagram pode trazer benefícios para seu negócio? Depois de ler esse artigo tenho certeza que você irá correr para criar sua conta de negócios no Instagram!

Ei, não esquece de curtir nossa página no Facebook! ;)  Clique aqui!  

Por que ter presença no Instagram é tão importante?

1 – Instagram é centrado em story-telling(narração de histórias)

As pessoas adoram histórias. Crescemos escutando/assistindo contos de fadas e finais felizes, nos tornamos muito interessados em acompanhar as novidades, reviravoltas, os altos e baixos da vida dos famosos, e somos atraídos por pessoas que  possuem um dom natural para narrar acontecimentos dramáticos ou engraçados.

O story-telling faz parte da natureza humana. E, se formos analisar do ponto de vista comercial, contar uma história interessante, relevante e envolvente é um excelente modo de criar e estabelecer uma conexão emocional com seu público-alvo. E a melhor maneira de construir uma relação com seus possíveis clientes é compartilhando conteúdo visual.

É importante evitar publicar somente fotos de produtos com o objetivo de vender, vender e vender, ao invés disso, tente se aproximar, dialogar com seus seguidores para construir uma relação com eles. Aproveite o potencial que o Instagram oferece para encorajar respostas emocionais no perfil da sua marca, e você verá um impacto positivo no sucesso do seu negócio. Você perceberá o aumento da visibilidade, maior geração de vendas e consumidores retornando a sua loja para comprar mais.

Use o Stories do Instagram para compartilhar os ‘bastidores’ do seu negócio, mostrando as pessoas e a personalidade por trás de sua marca.

2  – Conteúdo visual é essencial para sua estratégia de marketing

As fotos são o tipo de conteúdo que gera mais interações na internet. Publicações com foto geram 650% mais envolvimento do que postagens que contém somente texto, ou seja, o Instagram é a melhor plataforma para interagir com seus seguidores.

Usar o Instagram para testar o que agrada mais seu público visualmente, o ajudará a desenvolver seu branding, você poderá também incluir as imagens que você usa no Instagram em outros canais de marketing, como o Facebook, Twitter, Newsletter e blog.

Mantenha um estilo similar e consistente em suas fotos para garantir que o feed do Instagram fortaleça a identidade da sua marca.

3 – Você pode alcançar muitas pessoas

Com mais de 700 milhões de usuários, o Instagram propicia aos negócios um imensa audiência. Quando fizer postagens, use hashtags para atingir as pessoas certas e atraí-las para seu perfil. É importante usar hashtags que sejam relevantes para seu público, algo que eles realmente estejam procurando. Você também pode criar anúncios com um público personalizado para alcançar ainda mais possíveis consumidores, caso esteja disposto a investir dinheiro.

É importante lembrar que usar hashtags demais pode causar um impacto negativo no seu alcance.

4 – É uma ótima oportunidade para interagir com seus consumidores

O Instagram tem a maior taxa de envolvimento de todas as redes sociais, vencendo o Facebook e o Twitter. Na verdade, ele tem até mesmo uma maior taxa de envolvimento com marcas, o que mostra que o público do Instagram é mais receptivo para conteúdo de negócios do que os usuários de outras plataformas.

Uma maneira de começar a gerar envolvimento é seguir as pessoas que estão falando sobre sua marca/produto/serviço, curtir, comentar as fotos ou vídeos deles. Você pode também começar conversas usando suas próprias hashtags, para motivar seus seguidores a fazer o mesmo.

Lembre-se que interagir com seus seguidores não é apenas publicar fotos e vídeos do que você oferece, é necessário criar uma conexão com eles. Pode parecer tentador usar bots para comentar e curtir publicações com o objetivo de aumentar seus seguidores e curtidas, mas há várias razões para você não automatizar seus envolvimentos, uma delas é que sua conta pode ser banida da plataforma.

Envolvimento real é a métrica mais importante para se focar, pois ela gera vendas e consumidores leais.

Fazer um sorteio/concurso no Instagram é uma excelente maneira de aumentar o envolvimento com sua marca!

5 – É uma mina de ouro de feedbacks

Como um empreendedor, você provavelmente já acompanhou conversas sobre sua marca/produtos/serviços nas redes sociais. Você monitora as menções que fazem da sua marca em blogs, Facebook e Twitter, mas você sabe o que as pessoa estão falando sobre seu negócio no Instagram?

Não importa que você não tenha Instagram, isso não impede que falem sobre sua marca lá. E as pessoa fazem isso constantemente. Elas publicam fotos dos produtos que elas compraram do seu site, gravam vídeos e comentam sobre sua marca. Você não pode e não deve ignorar esse feedback, é essencial entender de que maneira seus consumidores enxergam sua marca.

O Instagram é uma mina de ouro de informações úteis sobre seus clientes, então tire proveito disso!

Você pode usar esse site aqui (em inglês) para descobrir o que as pessoas estão dizendo da sua marca e quais hashtags estão relacionadas a ela.

6 – É uma ótima maneira de ficar de olho na concorrência

Talvez você não use o Instagram como uma estratégia de marketing ainda, mas seus concorrentes provavelmente usam. Então use essa plataforma para acompanhar a atividade deles e olhar como eles interagem com os seguidores.

Que tipo de conteúdo eles postam? Quando? Com que frequência? Eles fizeram algum sorteio recentemente? Ou tem algum sorteio programadoAo responder essas perguntas, você irá descobrir as técnicas que melhor funcionam no seu nicho e poderá definir/criar sua própria estratégia de marketing.

Monitore as hashtags que sua concorrência usa, fique de olho nas postagens que eles fazem, desse modo você estará sempre um passo a frente.



E aí ? Foi útil para você? Deixe um comentário e me diga o que você achou desse artigo! 😉

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *