Quer um tema tão bonito e profissional quanto esse para seu Blog?

Clique aqui!

Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

Atualmente os anúncios no Facebook são muito importantes para quem quer alcançar novos clientes e aumentar as vendas, seja de uma loja online ou seja como afiliado. Entretanto, muitas pessoas não sabem como fazê-lo e acabam se sentindo intimidadas, o que é normal, especialmente se você nunca teve acesso ao criador de anúncios do Facebook.

Essa dificuldade pode acontecer também, devido as diversas opções disponíveis na hora de criar sua campanha, como por exemplo, anúncio no formato de vídeo, para dispositivos móveis, para desktop… Há até mesmo a possibilidade de comprar anúncios para sua conta no Instagram.

Sim, as opções são muitas, mas não se preocupe. Esse artigo irá ajudá-lo a criar seu primeiro anúncio!

Ei, não esquece de curtir nossa página no Facebook! ;)  Clique aqui!  

Para manter as coisas simples, eu vou focar no caminho mais fácil para você criar seu primeiro anúncio.

Você precisa estar logado na sua conta do Facebook e ir para essa página: Gerenciador de Anúncios.

Pronto para aprender a criar o primeiro de muitos anúncios?

Siga o passo-a-passo abaixo e aprenda como fazer um anuncio no Facebook:

1 – ESCOLHA SEU OBJETIVO

objetivo - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

Há três categorias de objetivos e 11 subcategorias.

São elas:

  • Reconhecimento: reconhecimento da marca e alcance.
  • Consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros e mensagens.
  • Conversão: Conversão, vendas do catálogo, e visitas ao estabelecimento.

Para simplificar, irei selecionar tráfego, opção normalmente utilizada para mandar mais pessoas para seu site/loja online.

Em algum momento, você irá querer usar o objetivo de conversões, que sem dúvidas é mais efetivo para gerar vendas, mas demanda um pouco mais de conhecimento e técnica.

2 – DEFINA SEU PÚBLICO ALVO

publico - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

 

Um dos diferencias do Facebook é que ele possui uma enorme base de dados sobre nós, honestamente, como usuário do Facebook, acho isso um pouco bizarro, mas pera aí, esses dados nos ajudam imensamente na hora de criar os anúncios.

As informações que ele tem são basicamente:

  • Demográficas: localização, idade, gênero, idioma, status de relacionamento, formação educacional, ocupação, afinidade étnica, geração, acontecimentos…
  • Interesses: páginas que você curtiu, publicações que você curtiu …
  • Comportamento: mudou recentemente, casou recentemente, ficou noivo/a, começou a faculdade…

As opções de público-alvo mais detalhadas são um pouco mais complexas, mas não são nenhum bicho de 7 cabeças. Apenas procure até encontrar a audiência que se encaixa perfeitamente com o que você está oferecendo. É altamente recomendado que você use as Informações de Público (Audience Insights) do Facebook para ter uma visão melhor. Uma grande parte do seu aprendizado irá vir a partir dos seus testes, você verá na prática o que funciona e o que não, e isso você só saberá depois que realizar alguns testes.

Não importa o tipo do serviço ou produto que esteja sendo oferecido, você com certeza irá achar algo para atingir seu público-alvo. Por exemplo:

  • Se você vende roupas para o público feminino, você pode tentar atingir consumidores de uma marca que seja semelhante a sua, ou concorrente.
  • Se você é afiliado de um ebook sobre como emagrecer, você pode tentar alcançar pessoas que estejam interessadas em dietas e em uma alimentação saudável.

O seu público-alvo não deve ser muito específico ou amplo demais. Por sorte, o Facebook indica se o tamanho do seu público está no ponto certo ou não. Então fique de olho nesse ponteiro!

tamaho - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

3 – ESCOLHA OS POSICIONAMENTOS

posi1 - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

 

posi2 - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

Essa é a parte onde você irá escolher:

  • em qual dispositivo seu anúncio irá aparecer, por exemplo, você pode optar por mostra-lô somente para usuários de dispositivos móveis ou somente para desktop(computadores) ou você pode selecionar “todos os dispositivos” e rodar seu anúncio para esses dois tipos de usuários.
  • onde seu anúncio aparecerá, por exemplo: feed de notícias, colunas da direita, feed do instagram …

Eu recomendo que você faça anúncios separados para mobile e desktop e selecione o anúncio para aparecer SOMENTE no feed de notícias. Embora o Facebook diga que você irá alcançar mais pessoas selecionando também as outras opções, NÃO FAÇA ISSO, será dinheiro jogado fora. Anunciar no feed de notícias dá muito mais retorno, pois é praticamente impossível a pessoa ignorar o seu anúncio, se ele estiver bem escrito e com uma boa imagem.

Se você quiser, você pode selecionar também a opção de anunciar no feed do Instagram, ele também traz alguns resultados, mas não tantos quanto o feed do Facebook.

4 – DEFINA O ORÇAMENTO E A DURAÇÃO

orçamento - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

 

Aqui vão duas dicas importantes para essa etapa:

  • Não esqueça de determinar uma data para o término do seu anúncio. O Facebook não irá lhe mandar lembretes para dizer que seus anúncios ainda estão ativos. Caso você esqueça de definir a data de término, você corre o risco de levar um susto quando o Facebook debitar do seu cartão de crédito o valor gasto com o anúncio.  Então, fique ligado nessa parte e evite que isso aconteça.
  • Mude de custo por impressão para custo por clique. Você não quer ser apenas visto, quer que visitem seu site e comprem de você!

5 – FAÇA UPLOAD DA SUA IMAGEM E CRIE UM TEXTO CRIATIVO

ANUNCIO - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

 

Chegou a parte mais divertida!

Selecione a opção de ‘imagem única’ e adicione a foto e bole um texto bem criativo e interessante para a descrição do anúncio.

Essa são algumas das diretrizes padrão do Facebook, para que seu anúncio fique bem enquadrado nos dispositivos.

  • Para melhor aproveitamento, o tamanho da imagem deve ser 1200 x 628 pixels.
  • Quanto menos texto melhor.
  • Foque em uma imagem que atraia a atenção do público e os motive a clicar em seu link.

Seu texto deve seguir o padrão seguinte:

  • Título: no máximo 40 caracteres
  • Texto: no máximo 90 caracteres
  • Descrição do Link:  no máximo 30 caracteres

Ou você pode optar por patrocinar algo que já foi publicado em sua página! É só clicar em ‘usar publicação existente’

pub exi - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?

6 – CLIQUE EM CONFIRMAR

capture 20180319 211033 - Como criar seu primeiro anúncio no Faceboook passo a passo ?E pronto, é assim que se anuncia no Facebook! Após clicar no botão ‘confirmar’, o Facebook irá analisar sua campanha e se ela estiver dentro do padrão exigido por ele, ela será aprovada em alguns minutos!

Não se esqueça de checar seu anúncio de tempo em tempo para analisar como ele está se saindo. Se não estiver dando retorno, não fique com pena de desativá-lo e tente novamente! Caso ele esteja dando certo, o duplique e aumente o orçamento.

Depois que você se habituar melhor com o criador de anúncios, será a hora de aprender a usar as opções mais avançadas e o tão falado milagroso PIXEL DO FACEBOOK, que com certeza irá otimizar ainda mais suas campanhas!

SUCESSO E BOA SORTE!

como anunciar no facebook



E aí ? Esse artigo foi útil para você? Deixe um comentário abaixo e me diga o que você achou desse artigo!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *