Quer um tema tão bonito e profissional quanto esse para seu Blog?

Clique aqui!

Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

Começar um negócio online nunca foi tão fácil como é hoje. Uma das maneiras de se começar a trabalhar pela internet é com o Dropshipping, um modelo de negócio extremamente popular entre os novos empreendedores. Uma das vantagens de se trabalhar dessa maneira é que não é necessário ter estoque e se preocupar com logística. Além disso, é possível começar nesse ramo com recursos financeiros limitados, pois o valor do investimento é baixo.

O Dropshipping é o negócio perfeito para quem tem pouco capital e não tem muito tempo, mas se por acaso você tiver os dois, ÓTIMO, significa que você já tem uma vantagem. Entretanto, não é necessário ter muito dinheiro e disponibilidade de tempo para iniciar uma loja virtual e conquistar sucesso nesse ramo.

Como o Dropshipping funciona?

rgb drrop 1 - Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

Ei, não esquece de curtir nossa página no Facebook! ;)  Clique aqui!  

Essa modalidade de negócio permite que você venda produtos que você tecnicamente não possui, você trabalha com o estoque de outra pessoa, dessa maneira, sobre mais tempo para focar em estratégias de marketing, atendimento ao consumidor e nas atividades diárias da sua loja.

Ao invés de investir milhares de reais em estoque de produtos que podem ou não vender, você pode investir esses recursos em anúncios, SEO e marketing de conteúdo, que gerarão bastante tráfego para seu site, e quanto mais tráfego você tiver, maiores são as chances de realizar vendas.

Como não é necessário ter estoque, não será preciso se preocupar também com um depósito para guardar seus produtos. Então, a sua maior preocupação será montar sua loja virtual, cadastrar os produtos, trabalhar muito bem suas estratégias de marketing e VENDER!

Quando os clientes fizerem uma compra no seu site, você recebe o pedido e manda para o seu fornecedor. Ele então irá enviar o itens adquiridos diretamente para o seu consumidor e você lucrará com a diferença entre o preço de custo e valor cobrado pelo produto no seu e-commerce.

Algumas das vantagens do dropshipping são:

  • É fácil montar uma loja online. Plataformas como Wix, Shopify, Nuvemshop e Loja Integrada facilitam muito esse processo para você.
  • Não é necessário ter estoque próprio.
  • Não é necessário se preocupar com logística.
  • O risco é muito baixo.
  • Existem milhares de produtos que você pode vender.
  • Você pode gerenciar seu negócio de qualquer lugar do mundo.

Agora que você já tem uma ideia de como o esse negócio funciona, vamos falar sobre o passo a passo de como trabalhar com o dropshipping:

1 – ESCOLHA SEU NICHO DE MERCADO

Target Market - Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

Uma das coisas que você provavelmente irá escutar sobre o Dropshipping é que você será bem sucedido em qualquer nicho que você escolher, mesmo que você não esteja particularmente interessado no que você está vendendo. ESSA É UMA DAS MAIORES BESTEIRAS QUE EU JÁ ESCUTEI!

Se você não possuir nenhum conhecimento sobre o seu nicho, é certo que você não terá a habilidade de notar algo suspeito na qualidade dos produtos, o processo, o preço ou qualquer coisa relacionada.

Escolher um nicho que você domina ou  já tem algum conhecimento irá lhe proporcionar muitas vantagens sobre os seus concorrentes.

Caso esteja com dificuldades para escolher um nicho de mercado, tente seguir essas dicas passo a passo:

  1.  Identifique seus interesses e hobbys:  Certamente você já sabe disso, gerir/montar um negócio não é sempre fácil. Haverá momentos em que você sentirá vontade de desistir, e infelizmente, se você não se identificar e gostar do seu nicho, as chances de deixar tudo para trás são grandes. Por exemplo, se você detesta esporte, não é uma boa ideia vender itens relacionados a esse nicho.
  2. Identifique problemas que você (e o seu nicho) podem resolver:  Para criar um negócio lucrativo, pesquisar os problemas que o seu público-alvo possa ter e oferecer uma solução para eles é uma ótima estratégia. Dê uma olhada em grupos no facebook relacionados ao seu nicho, para ver o que as pessoas estão falando, dessa maneira você terá uma visão mais abrangente.
  3. Pesquise a concorrência:  o nicho no qual você está interessado está saturado? Caso esteja será fácil vencer a concorrência? ou será que vale a pena vencê-la? Muitas vezes você irá descobrir que o nicho que você está interessado é aquele que praticamente todo mundo escolheu.
  4. Analise se o seu nicho é rentável ou não: Será que é possível lucrar com o nicho que você está pesquisando? Uma excelente maneira de descobrir se ele tem potencial de dar algum retorno é checar os produtos mais vendidos de grandes sites, consultar a quantidade de buscas para determinado produto no Google, dar uma olhada também no Google Trends. Caso o nicho que você tenha escolhido não tenha muita procura, é melhor começar a considerar outro.

Apesar dessas dicas serem bastante úteis, lembre-se que não há nenhuma fórmula mágica para fazê-lo encontrar o nicho perfeito.

Seus interesses irão variar e talvez seja difícil se estabelecer em um nicho. Tenha em mente que você irá aprender muito mais colocando a mão na massa do que ficar parado somente planejando.

Outros fatores que podem lhe ajudar são:

  • Você é um consumidor nesse nicho que escolheu, já realizou compras de determinados produtos desse mercado, e sabe o quais são as vantagens e desvantagens deles e você sabe bem como melhorá-los.
  • Você viu outros negócios nesse nicho nascerem e falirem. Então é capaz de reconhecer os erros que eles cometeram e mais importante, sabe como evitá-los ou consertá-los.

 

2 – ENCONTRE UM FORNECEDOR QUE TRABALHE COM DROPSHIPPING

suppliers 1 - Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

Agora que o nicho a ser trabalhado já foi escolhido, é hora de procurar um fornecedor para lhe fornecer os produtos. Fazer parceria com o fornecedor errado pode arruinar o seu negócio, então é essencial que você pesquise bastante antes de tomar uma decisão.

Dependendo do seu nicho talvez você não encontre os produtos que está pensando em oferecer aos seus clientes, por isso não descarte totalmente os outros nichos de mercado que estavam na sua lista.

A maioria dos fornecedores que trabalham nesse ramo estão localizados no exterior, o que talvez possa dificultar um pouco a sua comunicação com ele, tanto pelo idioma e pela velocidade de resposta, que devido a fusos horários diferentes pode atrasar um pouco. Se você não tiver certeza que a comunicação irá fluir bem com determinado fornecedor, siga em frente e continue sua busca.

Antes de escolher um fornecedor, certifique-se que você tem as respostas para todas essas perguntas:

  • O fornecedor possui uma boa reputação?
  • Quanto tempo levará para o pedido ser enviado ao consumidor após eu realizar a compra?
  • Quais são as modalidades de envio oferecidas ? Elas vem com número de rastreio?
  • Como funciona o sistema de controle de qualidade dos produtos?
  • O fornecedor oferece garantia do produto?
  • Posso usar as fotos dos produtos? Ou o fornecedor pode disponibilizar fotos e vídeos do produto?

3 – MONTE SUA LOJA VIRTUAL

qual o melhor sistema de loja ecommerce 1068x580 1 - Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

A maneira mais fácil e rápida fazer um loja online que esteja completamente adaptada e otimizada para o modelo de negócio do dropshipping é usando uma plataforma de e-commerce chamada Shopify e um aplicativo chamado Oberlo, que vai ajudá-lo muito na hora de procurar por um fornecedor e também na hora de repassar os pedidos do seu cliente para ele. Além disso o Shopify disponibiliza uma loja cheia de aplicativos (gratuitos e pagos) que podem ajudar sua loja a aumentar as vendas.

A dica que eu te dou é: não se preocupe/foque em fazer com que sua loja seja absolutamente perfeita, pois ela nunca será. Sempre haverá algo novo para fazer, você sempre terá que melhorar algo nela, adicionar ou remover alguma coisa. Se você ficar obcecado em atingir a perfeição, você nunca lançará sua loja.

Dê o seu melhor, use todos os recursos disponíveis, E COMECE!

Leitura recomendada: 12 motivos para você criar sua loja virtual com o Shopify!

shopifybanner - Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

4 – ATRAIA CONSUMIDORES PARA SUA LOJA

freelance writers attracting clients 1 - Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

Quem está começando agora pode ter dificuldade em atrair visitantes para o site, mesmo que a concorrência não seja grande. Para gerar e aumentar o tráfego da loja, será necessário muita dedicação e esforço para divulgá-la.

Ter um ótimo produto e um site com um design cheio de estilo não vai servir de nada se você não tiver consumidores visitando sua loja frequentemente. Há muitas maneiras de atrair clientes para seu site, porém uma das maneiras mais efetivas é utilizar os anúncios do Facebook.

Essa estratégia o permite gerar vendas logo no começo, o que pode contribuir muito para escalar o seu negócio rapidamente. O Facebook possibilita que o seu produto apareça para uma audiência muito segmentada e que tenha grandes chances de comprar seu produto.

5 – MANDE PRODUTOS PARA OS “DIGITAL INFLUENCERS”

Influencer Marketing 1 - Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

O que são digital influencers?

Um digital influencer é uma pessoa que conquistou credibilidade e autoridade em um determinado nicho, por esse motivo, tem um número considerável de seguidores e geralmente é um produtor de conteúdo que usa seus canais(facebook/instagram/blog/etc) para influenciar o comportamento ou mudar a opinião das pessoas.

Não importa em qual nicho você está, seja o de beleza, vestuário, esportes ou qualquer outro, é bem provável que existam influencers que podem ajudá-lo a divulgar os seus produtos e aumentar suas vendas.

Basicamente, tudo o que você tem que fazer é mandar um e-mail para ele/ela, dizer qual é o seu produto, qual o benefício dele e porque ele se diferencia dos outros. Se eles aceitarem fazer a divulgação dele, apenas mande o produto para ele!

Lembre-se que os digital influencers recebem milhares de e-mails do tipo “Olá, divulga meu produto” por dia. Então será necessário ser criativo na hora de escrever o e-mail, caso você realmente queira uma resposta positiva.

Na hora de escolher, procure por um que esteja relacionado com seu nicho, não vai adiantar nada mandar seu produto para um digital influencer que não tem relação nenhuma com o mercado que você trabalha e com o público que você deseja atingir.

6 – ANALISE OS DADOS

data analysis 1 - Como montar uma loja virtual sem ter estoque ?

É fundamental analisar todos os dados e métricas disponíveis para que o seu negócio cresça. Isso inclui os dados do Goggle Analytics e também do pixel do Facebook, caso você esteja usando o face ads como estratégia de marketing.

A partir do momento que você consegue rastrear cada conversão do seu site, saber de que maneira o consumidor chegou na sua loja, e o caminho que ele percorreu até realizar a compra, isso o permite que você elimine as estratégias que não estão dando retorno e foque e escale as que estão dando certo.


E aí? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário abaixo e me conta o que você achou desse artigo!

3 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *