Quer um tema tão bonito e profissional quanto esse para seu Blog?

Clique aqui!

Por que é importante camuflar e rastrear seu link de afiliado?

Por que é importante camuflar e rastrear seu link de afiliado?

Se você trabalha como afiliado, com certeza você já ouviu falar sobre camuflagem ou encurtamento de links. Para algumas pessoas talvez isso soe um pouco como algo ilícito, mas fique tranquilo, pois não é! Camuflar seus links de afiliado é fundamental.

Nesse artigo eu vou explicar o que é e como funciona a camuflagem de links, a importância de camuflar seus links e como você pode camuflar seus links de forma gratuita e paga.

O marketing de afiliado é um ramo altamente concorrido e competitivo. Há muitas pessoas querendo tirar vantagem das outras, sempre em busca de mais vendas e mais comissões.

Ei, não esquece de curtir nossa página no Facebook! ;)  Clique aqui!  

Você ficaria surpreso com as táticas utilizadas para roubar as comissões de outros afiliados. Esse é infelizmente um grande problema desse segmento.

O roubo de comissões geralmente acontece através de um malware, que é colocado nos computadores das vítimas. Esse malware monitora as páginas que essas pessoas visitam e encontra link de afiliados nessas páginas, substituindo sua identificação exclusiva de afiliado pelo dele próprio. É dessa forma que afiliados desonestos conseguem roubar sua comissão.

Felizmente há uma solução para esse problema. Consegue adivinhar qual é ?! Sim! Essa mesmo: Camuflar seus Links de afiliado.

Mas afinal de contas, o que significa camuflar links?

É basicamente o processo de disfarçar seu link de afiliado. Fazê-lo ficar mais atrativo, com mais possibilidades de ser clicado.  Além de proteger sua comissão, prevenindo-a de ser roubada, pois sua identificação de afiliado fica menos visível.  Aqui vai um exemplo:

Os links de afiliados geralmente não fazem sentido algum, tem um monte de números e letras e são difíceis de serem lembrados. Na imagem abaixo dá para ver claramente como os links de afiliado são feios e não convencionais. Um camuflador de link o ajudará a transforma-lo em uma url que será melhor recebida e passará mais confiança.

como camuflar links de afiliados

Mas para onde esse links camuflados me levariam? (obs:os links da imagem não são reais)

Para a página de vendas de um curso sobre os anúncios do Facebook e para a página de vendas do treinamento Fórmula Negócio Online.

A única diferença é que os seus links de afiliado originais não ficarão mais visiveis, mas esses links levarão o usuário para a mesma página de destino do link original!

Conseguiu entender como funciona? 😉

Se um visitante clicar nesse link ou digitá-lo em seu navegador, ele irá ver o link do seu site até o último instante, até ser transferido para a página de vendas do produto.

Dessa maneira você reduz drasticamente o risco de ter suas comissões roubadas, caso alguém decida comprar o produto.

Ao camuflar seus links você terá  certeza que suas comissões estão protegidas e  que você colherá os frutos do seu esforço e trabalho como afiliado.

Motivos extras para você camuflar seu link de afiliado

Assim como eu já mencionei anteriormente, uma grande vantagem de camuflar seu link é evitar que suas suadas comissões sejam roubadas. Entretanto, esse não é o único motivo para você camuflar seus links.

Confira abaixo 4 motivos para você camuflar seu link de afiliado:

1. Confiança

As pessoas são inteligentes. Um visitante está muito mais suscetível a clicar em um link que aponta para o mesmo site do que clicar em um link de afiliado diretamente. É um fato inegável que a camuflagem dos links de afiliados aumenta muito a taxa de cliques.

Veja pelo seu lado, em qual link você preferiria clicar?

a) um link com um monte de letras e números

b) um link que aponta para outra página no mesmo site

Além disso, ao camuflar seu link de afiliado, você pode escolher como será sua URL. Então, no lugar de um link para uma página de venda de um produto em outro site com números aleatórios que não fazem sentido algum para seu público,  existe a possibilidade de customizar seu link, dando a ele o nome que você quiser.

Exemplo (não é um link de afiliado de verdade, o produto nem existe) :

www.cursosonline/FGY657DJL

Digamos que este link o leve para uma página de vendas de um treinamento para afiliados. Só que a URL não é muito atrativa e nem dá muitas informações sobre o produto. Ao camuflar esse link você poderia criar algo como:

seudominio.com.br/ganhe-dinheiro-trabalhando-como-afiliado

Esse link como certeza irá receber mais cliques, pois ao visualizá-lo, os visitantes já tem uma ideia do que irão encontrar, o que aumenta a probabilidade deles comprarem o produto.

2. Gerenciamento

A camuflagem do seu link de afiliado é feita geralmente com o uso de plugins(considerando que você utiliza o WordPress), como o Pretty Link ou o Hotlinks Plus. Eles lhe dão a possibilidade de gerenciar seus links com facilidade, entre outros benefícios.

Se você trabalha profissionalmente como afiliado, você não terá apenas 1 ou 2 links. Você terá dezenas, ou quem sabe centenas de links.

Falando francamente, organizar e gerenciar links de afiliados pode se tornar um verdadeiro pesadelo. E é por isso que esse tipo de plugin existe, para facilitar bastante o nosso trabalho.

Além disso há plugins como o Pretty Link e o Hotlinks Plus que permitem que você crie grupos e organize seus links de afiliado com a maior facilidade!

Esses plugins também facilitam muito a inserção de links nas postagem do seu Blog. Basta clicar no botão do plugin, que aparecerá do lado das ferramentas de edição de texto, e procurar o link camuflado que você deseja utilizar. Bem simplificado, não?!

3. Rastreamento

Outra grande vantagem de camuflar seus links é a possibilidade de rastrear o tráfego desses links, ficar a par de quantos cliques eles estão recebendo.

Saber quais link estão de fato atraindo seus visitantes é fundamental para aprimorar a performance dos seus links, testar, implementar novas estratégias.

Imagine que seu nicho está relacionado a Saúde e você promove produtos relacionados a perda de peso e ganho de massa muscular.

Se seus visitantes clicam mais em links sobre como perder peso, e não clicam muito em links sobre aumento de massa muscular. Fica claro que você deve focar mais na divulgação de produtos que ajudem a emagrecer, e também escrever mais conteúdos relacionados a isso.

4. Flexibilidade

E aí ? O que acontece se você precisar mudar o destino de um determinado link que você inseriu em diversas postagens do seu Blog? É aí que o poder dos plugins entra em cena!

Para mudar o destino de um link camuflado, basta você trocar  seu link de afiliado no seu plugin. E não editá-lo em todas as publicações que você fez.

Vou lhe dar um exemplo bem prático, imagine que você colocou esse link em várias publicações do seu site/blog: www.seudominio/recomendo/nomedoproduto, mas, infelizmente, o produtor decidiu descontinuar esse produto, ou seja, não será mais possível realizar vendas e ganhar comissões.

Ao usar um plugin para camuflar seus link de afiliado, você tem a opção de editar todos os links que você criou.  Então é só você acessar o painel da ferramenta, procurar o link, clicar em editar e mudar o seu link de afiliado pelo de outro produto semelhante.

 

É possível camuflar seus links de afiliado sem ter um Site?

Sim, é possível fazer isso sem ter um domínio. Você pode usar sites como Bit.ly ou Goo.gl. Entretanto, essa não é uma maneira muito profissional de camuflar seus links e há algumas desvantagens, como por exemplo:

  • Não é possível customizar a URL. Então elas ficam assim: https://bit.ly/2HKkVGc (não muito atrativas, com menos chances de serem clicadas)
  • A URL de destino não pode ser modificada
  • Não dá para gerenciar seus links de uma maneira simplificada

Melhores Plugins para camuflar seus links de afiliado (WordPress)

Pretty Links – Esse é um plugin gratuito e em inglês, mas também possui uma versão paga, com três tipos de plano disponíveis (que eu não recomendo que você compre). A licensa mais barata custa $57 doláres por ano, e você pode usá-la somente para um domínio.  Os outros dois planos custam $97 e $197 doláres por ano, e diferente da licensa mais em conta, você pode usar o plugin em mais domínios.

mascarar link facebook

 

WP Affiliate LinksTambém é um ótimo plugin gratuito, mas como está em inglês, talvez algumas pessoas tenham dificuldade em usá-lo. Não possui a função de organizar seus links por grupos, então se você tiver muitos links de afiliado para camuflar, eu não recomendo que você o use.

camuflador de link

Relink O relink é um plugin totalmente gratuito e em português, assim como os outros, possui uma boa interface e é fácil de usar. Entretanto, não possui tantas funções como o Hotlink Plus e o Pretty Links. E assim como o WP Afiliate Links não tem como organizar os links por grupos/pastas.

como camuflar link hotmart

Hotlinks PlusEsse plugin é o mais profissional de todos o que eu mencionei. Infelizemente  não possui versão gratuita. Possui diferente funcionalidades e é ideal para afiliados profissionais que trabalham com uma variedade maior de produtos.

Um dos seus maiores diferenciais é a possibilidades de fazer testes ABC com os links. Por exemplo: se você já trabalha como afiliado, deve saber que há links alternativos, ex: links que vão direto para a página de vendas, links em que o vídeo está sem o auto-play, que a página de vendas foi modificada para ficar dentro dos padrões do facebook, etc…  Além do mais tem alguns produtos que possuim mais de 1 página de vendas.

Com o Hotlinks Plus, você pode criar um link camuflado com 3 links diferentes dentro (ex:um que vai para a página de vendas 1, outro que vai para a página de vendas 2 e outro que vai direto para a página do checkout ), e conforme as pessoas forem clicando nesse link, o plugin irá alternar entre esses links e lhe dizer qual página está convertendo mais (gerando mais vendas). Super útil não?!

Dessa maneira, você já saberá qual será o melhor link para usar e ganhar mais comissões nas suas estratégias futuras.

Para quem pretende fazer anúncios no Facebook, esse plugin é fundamental, pois ele tem uma funcionalidade muito bacana, que ajuda bastante a evitar que sua conta de anúncios seja bloqueada.  Afinal de contas, ninguém quer passar por isso, certo?

camuflador de link

Obs: Para usar esses plugins é necessário ter um domínio e um blog/site no WordPress.


Conclusão

Caso você esteja começando agora a trabalar como afiliado, eu recomendo que você utilize a versão gratuita do Pretty Link para camuflar seus links de afiliados. Ele funciona muito bem e irá atender suas necessidades no início, não é necessário investir na versão paga desse plugin, mas caso você esteja disposto a investir um pouco de dinherio, é altamente recomendado que você adquira o Hotlinks Plus, é a ferramenta mais indicada e profissional para camuflar links que um afililiado pode ter!


E aí ? Tem alguma dúvida? Você já usa alguns desses plugins para camuflar seus links de afiliado? 

Deixe um comentário abaixo me dizendo o que você achou desse artigo! 🙂

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *