Quer um tema tão bonito e profissional quanto esse para seu Blog?

Clique aqui!

Como usar o Instagram para negócios passo a passo?

Como usar o Instagram para negócios passo a passo?

Recentemente pudemos notar o boom de popularidade do Instagram Stories e a expansão de oportunidades de anúncios da plataforma, o que faz de agora um ótimo momento para utilizar o Instagram para negócios.

Mas como seu negócio pode se beneficiar com o Instagram?

Esse artigo irá abordar desde começar e criar uma estratégia de conteúdo, até construir sua marca e impulsionar os seus resultados.

Ei, não esquece de curtir nossa página no Facebook! ;)  Clique aqui!  

Como criar uma conta de negócios no Instagram?

Caso você ainda não tenha uma conta, não se preocupe, é muito fácil criar uma!

É só fazer o download do aplicativo do Instagram pela Loja da Apple (iOS), pelo Google Play (Android), ou pela loja do Windows Phone. Quando o aplicativo estiver sido instalado, clique nele para abri-lo. Clique em criar conta, digite seu endereço de e-mail e clique em próximo, ou você pode fazer login com o Facebook e fazer o cadastro com sua conta do Facebook.

Dentro do aplicativo, vá em configurações, role para baixo e clique em mudar para conta de negócios.

Assim que a mudança for feita, você poderá adicionar informações importantes sobre seu negócio, como contato, endereço, horário de funcionamento…

Aqui vão algumas dicas para lhe ajudar a otimizar seu perfil de negócios no Instagram:

250X250 - Como usar o Instagram para negócios passo a passo?

Seu nome de usuário e Bio

Para encontrarem seu perfil com mais facilidade, é indicado usar o mesmo nome que já é utilizado em outras redes sociais do seu negócio.

Outra informação que aparece em seu perfil é a URL do seu site, mas você  pode trocar esse link  por outros, caso deseje promover campanhas ou lançamentos de produtos e claro, não esqueça de adicionar uma breve descrição da sua marca.

Use sua bio para contar aos seus visitantes sobre o que é o seu negócio e o que você oferece aos clientes. Talvez você queira incluir também hashtags próprias, para encorajar seus seguidores a usá-las.

Sua foto de perfil

A foto de perfil do seu Instagram pode ser o logo da sua marca. Procure usar a mesma foto de perfil em todas as redes sociais que sua marca possui presença, deste modo, as pessoas que  já o seguem no Twitter ou Facebook reconhecerão instantaneamente sua marca.

Tenha em mente que a sua foto de perfil do Instagram será cortada em um círculo no aplicativo, por isso, escolha uma imagem que se encaixe bem nesse formato.

Siga pessoas

Por fim, para dar início a sua estratégia de marketing no Instagram, você vai querer seguir um monte de usuários. Encontre pessoas influentes no seu setor, consumidores e outras pessoas que sejam relevantes, ou se identifiquem com sua marca e siga-as, se possível interaja com elas, curtindo suas fotos ou deixando um comentário. Certifique-se de que elas te notem e provavelmente a maioria delas te seguirá de volta.

Os dados demográficos do Instagram variam muito, por isso, saiba exatamente o público-alvo que você deseja alcançar. Pesquise hashtags que tenham relação com seu produto/serviço/marca, faça que a  sua presença seja notada, comentando nas fotos e acompanhando pessoas que participam dessas discussões. Você ficará surpreso com a rapidez com que isso pode aumentar seus seguidores no Instagram.

Divulgue sua conta

Adicione seu perfil do Instagram em seu site e nos seus outros perfis de redes sociais e peça para as pessoas seguirem sua marca lá também.

Defina metas para seu negócio no Instagram

Todos os seus esforços/ações no Instagram devem baseados nos seus objetivos estratégicos. O que seu negócio pretende conquistar usando o Instagram? Estabeleça metas que tenham relação com objetivos gerais de negócios. Como por exemplo:

  • Aumentar as vendas
  • Gerar mais tráfego para seu site
  • Aumentar o reconhecimento da marca
  • Aumentar a satisfação dos clientes
  • Identificar e estabelecer um relacionamento com digital influencers

Não importa quais sejam os objetivos que você esteja tentando alcançar, eles têm que ser específicos, mensuráveis, atingíveis e relevantes.

Crie sua estratégia de conteúdo

Olhar o feed de notícias do seu Instagram esporadicamente, curtir fotos aleatoriamente e postar fotos do seu cachorro pela quarta vez em uma semana funciona muito bem para um quem não usa a plataforma comercialmente. Porém, quem a usa para negócios tem que ter um plano de marketing muito consistente para construir uma relação com os seguidores e conseguir conquistar resultados reais.

Sua estratégia deve incluir esses fatores:

1. Com que frequência e quando fazer publicações

Será necessário fazer publicações em seu perfil regularmente, mas tome cuidado para não bombardear seus seguidores com publicações demais. A maneira mais inteligente de descobrir o que funciona melhor com seu público é fazer testes, fazendo publicações em horários diferentes, e ficar atento para analisar os resultados.

Depois de descobrir os melhores horários, crie um calendário de conteúdo, ele irá ajudar bastante a acompanhar o que será postado e quando.

2. Estilo de postagens

Você usaja emoticons em suas legendas? Há algum tipo de linguagem que sua marca usa? Quais hashtags você usa Que tipo de fotos são postadas?  Existem dicas visuais que todos os posts devem aderir? Seu estilo de postagem deve abranger todas as maneiras pelas quais sua marca se diferencia e se torna consistente. Entraremos em detalhes sobre como você pode defini-las na próxima seção.

3. Interação com outras contas

É necessário decidir quando seu perfil interage com outras contas no Instagram, desde curtir e comentar as fotos de outras pessoas até lidar com os comentários recebidos em suas próprias postagens.

Sugestão: não automatize o seu envolvimento. Nós tentamos, e não funciona tão bem quanto deveria.

Crie uma imagem para seu negócio no Instagram

O Instagram tem tudo a ver com IMAGEM, então procure construir uma identidade de marca consistente, coerente e reconhecível.  Aqui estão algumas dicas de como fazer isso:

Crie uma consistência visual para seu perfil

Pesquisas feitas descobriram que 60% das marcas mais famosas no Instagram usam o mesmo filtro em todas as postagens. Ao postar imagens sempre com o mesmo filtro, estabelece-se um estilo que começará a ser reconhecido pelos seus seguidores. Como sua meta é fazer com que os usuários do Instagram parem de rolar a tela quando vêem sua imagem (para interagir com ela, curtir ou comentar), quanto mais reconhecíveis forem suas fotos, melhor.

Escolha o conteúdo que será publicado

Visualmente, será necessário decidir qual será o tipo de conteúdo que será usado nas postagens e focar nele.

Em alguns casos, o conteúdo será óbvio, por exemplo, uma loja de roupas mostrará roupas, um curso online, geralmente irá fazer postagens relacionadas ao conteúdo do curso, etc.

Crie uma Hashtag própria para sua marca

Por fim, pode haver elementos não visuais a serem adicionados à sua marca do Instagram, como a linguagem utilizada ou estilo das legendas. Uma estratégia popular é a uso de hashtag próprias. Isso não significa simplesmente usar o nome da sua marca como uma hashtag. Trata-se de criar uma hashtag que traduza sua marca e motive os seus seguidores a usarem-as em suas fotos.

Seja fiel ao seu público

Seu negócio não terá sucesso no Instagram se você simplesmente copiar a estratégia de outras marcas. O que funciona para uma marca, não necessariamente irá funcionar para a sua.

Estude muito bem seu público-alvo e cuide de seus interesses e expectativas. Veja o que está funcionando para sua empresa em outras redes sociais, o conteúdo que seu público compartilha no Instagram e como ele interage com seus concorrentes ou marcas semelhantes.

Seja criativo com o seu conteúdo

Tire uma foto, coloque um filtro e poste, correto? Isso pode ter funcionado quando o Instagram tinha acabado de ser lançado, mas a plataforma amadureceu e agora oferece muitas oportunidades para as empresas compartilharem diferentes tipos de conteúdo interativo e chamativo. Aqui estão algumas maneiras de se destacar e se tornar mais criativo com seu conteúdo do Instagram.

Não esqueça de escrever um legenda para a foto

O Instagram é totalmente focado em conteúdo visual, mas não esqueça das legendas que acompanham cada imagem, elas são uma grande oportunidade para sua empresa contar uma história. As legendas do Instagram permitem contextualizar uma imagem e até mesmo fazer seus seguidores rirem (especialmente se você souber usar os emoticons). Dessa maneira é possível também vincular uma imagem ao seu negócio.

Faça álbuns de fotos e vídeos

É possível adicionar até 10 imagens ou vídeos em um único post do Instagram, dando aos usuários a oportunidade de passar e ver cada parte individual do conteúdo. Esses álbuns oferecem às empresas uma maneira de combinar fotos e vídeos para contar histórias e transmitir informações de uma maneira altamente envolvente.

Não tenha medo de usar o Instagram Stories

O Instagram Stories, pouco depois que foi disponibilizado para o público, conseguiu rapidamente 250 milhões de usuários diários, e  há poucas empresas que não o usam. O conteúdo desaparece depois de 24 horas e os recursos de transmissão ao vivo fazem do Instagram Stories a maneira perfeito para as empresas criarem fotos e vídeos que chamam a atenção do público. Além de poder interagir com eles ao vivo.

Faça parcerias com Digital Influencers

Identifique os digital influencers no Instagram que sejam relevantes para sua marca/nicho e crie um relacionamento com eles. Dê a eles o controle de sua conta por um dia (Instagram Takeover) , ou se informe sobre a possibilidade de mandar produtos grátis para eles e em troca eles fazem a divulgação do seu produto no perfil deles. Isso pode ser muito vantajoso para sua marca, pois Digital Influencers geralmente expõe seu produto à muitos usuários Instagram, que tem grandes chances de gostarem da sua marca e se tornarem seus clientes.

Impulsione suas publicações no Instagram

Os anúncios em redes sociais já provaram que são bastante eficientes para aumentar vendas. Quer o seu objetivo seja aumentar o reconhecimento da marca, obter mais visitas no site, ou aumentar o número de conversões, os anúncios do Instagram podem ajudá-lo a atingir um público enorme e bem segmentado, o que com certeza irá trazer resultados positivos para sua marca.

como ganhar curtidas no instagram


E aí? Esse artigo foi útil para você? Deixe um comentário abaixo e me diga o que você achou! 🙂

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *