Quer um tema tão bonito e profissional quanto esse para seu Blog?

Clique aqui!

Por que o Facebook é essencial para o seu negócio?

Por que o Facebook é essencial para o seu negócio?

A importância do Facebook

Há alguns anos, quando Mark Zuckerberg veio com a ideia e conceito de sua rede social e a nomeou Facebook, ele não tinha noção do quão grande esse rede social iria se tornar. O Facebook literalmente revolucionou a maneira que nós usamos as redes sociais. Com mais de 1,94 bilhões de usuários ativos, é de longe a melhor plataforma para interagir com pessoas. Apesar do Facebook ser uma plataforma de rede social, ele também possui um enorme potencial para empresas. O fato de que ele pode ajudar empresas se expandirem e conquistarem uma nova clientela fez com que sua  popularidade aumentasse ainda mais.

Atualmente, se você for olhar os grupos e fan pages que existem no Facebook, você irá notar que a maioria das marcas estão nele. E as marcas não apenas tem uma presença na rede social, como também são bem ativas e interagem com os seus seguidores diariamente. Para alcançar a geração atual, que passa muito mais tempo da internet do que na frente da televisão, as marcas tiveram que mudar a abordagem. Entretanto, não são somente as grandes marcas que podem tirar proveito do poder do Facebook. Até mesmo negócios pequenos podem se beneficiar, se eles usarem corretamente as ferramentas que essa rede social oferece.

Por que devo usar o Facebook para o meu negócio?

Quando começamos um negócio, muitos fatores têm que ser levados em consideração. Entre milhares de coisas mais importantes a serem feitas, você pode questionar a real necessidade de utilizar o Facebook. Muitas vezes as pessoas acabam pensando que criar uma página no Facebook é uma tarefa muito trivial, e acabam deixando essa estratégia muito importante de lado.

Ei, não esquece de curtir nossa página no Facebook! ;)  Clique aqui!  

Aqui estão alguns motivos para sua marca ter presença em uma rede social enorme como o Facebook, levar a sério e se comprometer:

Interação com os consumidores: Ter uma página ou um grupo no Facebook é uma ótima maneira de conhecer melhor o comportamento do seu cliente. Através de comentários ou publicações, você obtém um feedback direto e tem a oportunidade de dialogar com seu público-alvo. As pessoas que curtirem sua fan page ou entrarem no seu grupo, estarão lá porque: elas querem estar lá. Elas estão lá também para ver o que você tem a oferecer e para conhecer melhor a sua marca, e você pode fazer a mesma coisa.

Desenvolver uma base leal de seguidores: O Facebook permite que você crie sua própria comunidade. Tudo o que você precisa fazer é publicar links e conteúdos que sejam interessantes, relevantes e úteis para sua audiência, e claro, que estejam relacionados com sua marca/produto. É possível também criar sorteios ou concursos em sua página, que são uma forma de atrair mais pessoas interessadas nos seus produtos/serviços. Se você empregar as estratégias da maneira correta, será fácil desenvolver uma base leal de seguidores no Facebook.

Derrotar a concorrência: Uma dos maiores motivos para você ter presença no Facebook é que provavelmente os seus concorrentes já fazem parte dessa rede social. No mercado atual, ficar desatualizado, parado no tempo e no espaço será altamente prejudicial para seu negócio, fazendo com que as chances de alcançar o sucesso desapareçam.

Facebook Ads: Seu negócio no Facebook de maneira alguma está limitado somente a uma página ou um grupo. O Facebook também permite que você crie e analise campanhas de marketing. Ele permite que você crie anúncios, e de acordo com os recursos financeiros disponíveis, monte uma campanha adequada para sua empresa. Há também a possibilidade de escolher o grupo de pessoas que verão os anúncios, além de poder segmenta-los com base em dados demográficos, nível educacional, interesses, etc. É possível também escolher com que frequência os anúncios irão aparecer.

O Facebook é uma estratégia de marketing de custo baixo: Ações de marketing que custariam milhares de reais se fossem realizadas através de outros canais, no Facebook tem um valor bem mais em conta. Isso o torna ideal para pequenas e médias empresas, que possuem um orçamento mais limitado. Empresas grandes podem também testar campanhas de marketing no Facebook antes de investirem em campanhas maiores.

Fornecer atendimento ao consumidor: Clientes podem publicar as dúvidas que tiverem no pós-compra no seu mural do Facebook, e sua equipe pode respondê-los lá mesmo. Na maioria das vezes isso é muito mais eficiente do que ter funcionários tirando dúvidas por telefone ou e-mail, e permite que futuros consumidores que talvez tenham as mesmas dúvidas leiam as respostas que já foram dadas.

O Facebook pode gerar ainda mais tráfego para seu site: Pode-se incluir o link do seu site na sua página do Facebook. Na verdade, muitas empresas afirmam que a maior vantagem dessa rede social é o tráfego extra que ele gera para o site. Os visitantes que chegam no site pelo Facebook, podem ser submetidos a mensagens de marketing mais fortes e diretas, na maioria das vezes são mais receptivos do que um visitante comum, pois já estão interessados pelo seu negócio, gostaram do que viram e se sentiram motivados a clicar no link do site.

Economizar: Além dos fatores citados acima, o Facebook é uma plataforma gratuita. Absolutamente nada terá que ser gasto com a criação de uma fan page ou um grupo. O Facebook já tem pessoas viciadas nele, que o usam diariamente. Isso significa que você não tem que procurar os consumidores, pois eles já estão lá.

Como posso usar o Facebook da melhor maneira?

Há pessoas que acreditam que simplesmente ter uma página ou grupo é o suficiente para melhorar os negócios. Elas não poderiam estar mais erradas! Na verdade, se as ferramentas do Facebook não forem usadas do modo certo, isso pode até ser prejudicial para sua marca.

Certifique-se que as postagens sejam diárias, publique alguma coisa pelo menos 1 vez por dia. Jamais fique dias sem publicar ou compartilhar algo em sua página ou grupo, isso irá reduzir a participação e poderá causar uma impressão ruim nas pessoas que acessarem sua página.

Não faça spam, é a maneira mais fácil de perder clientes. Ao invés disso, procure recompensar seus seguidores por estarem acompanhando sua página. Você pode oferecer a eles cupons de desconto ou algo parecido.

De fato o Facebook mudou o modo que as pessoas promovem seus negócios.

Há diversas pessoas com idade e interesses diferentes e variados em uma única plataforma. Tudo o que você precisa fazer é encontrar o seu público-alvo e então, divulgar seu negócio diretamente para eles, e o Facebook fornece todas as ferramentas para alcançar esses usuários.


E aí? O que achou desse artigo ? Tem alguma outra razão para não deixar de usar o Facebook para negócios que eu esqueci de mencionar ?

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *